Desaprovação ao governo Lula chega a 40%; aprovação recua para 29%

Levantamento ouviu 2.004 pessoas nos dias 29 e 30 de julho; margem de erro é de dois pontos percentuais

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém um índice de reprovação estável, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2). O levantamento aponta que 40% dos entrevistados avaliam a gestão como ruim ou péssima, número que se mantém em linha com os índices registrados em sondagens anteriores.

Desde a pesquisa realizada no mês anterior, em julho, o índice de reprovação ao governo — formado por aqueles que consideram a gestão “ruim” ou “péssima” — permanece estável em 40%.

Já a aprovação oscilou positivamente dentro da margem de erro: 29% dos entrevistados avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”, ante 28% no levantamento anterior.

O percentual de entrevistados que classificam a gestão como “regular” recuou de 31% para 29%. Já 1% dos participantes preferiu não opinar ou não respondeu à pesquisa.

O levantamento ouviu 2.004 eleitores em 113 municípios, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Quando questionados especificamente sobre a atuação de Lula à frente da Presidência da República, 50% dos entrevistados afirmaram reprovar sua postura, enquanto 46% disseram aprová-la. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento foi realizado em meio à crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, desencadeada quando o ex-presidente Donald Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados e criticou o processo judicial enfrentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Suprema Corte.

Desde o início desse impasse, o presidente Lula tem adotado um discurso firme, defendendo a soberania nacional e rebatendo as tentativas de interferência externa nos processos do Judiciário brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *